Coluna do Breno Monsef - O dia em que me apaixonei pela América


Nunca fui de acompanhar o futebol sul-americano intensamente, por isso não sou um profundo conhecedor do mesmo. Não por não gostar, e sim, somente, por falta de oportunidade, talvez. Se nem o Campeonato Argentino, que em tese seria o principal do continente depois do Brasileiro é televisionado de forma decente para cá, imagina os demais?

O máximo que eu sempre acompanhei de futebol da América do Sul foi Libertadores e Sul-Americana, justamente pela participação dos times brasileiros. Sempre surge um ou outro time bom de um país como a Bolívia, ou o Peru - que com todo o respeito, seus campeonatos nacionais perdem em qualidade para alguns estaduais do Brasil -, e sempre me perguntei o porquê quando times assim eliminam grandes brasileiros.

Quando recebi a escala e soube que narraria Huracán e River Plate pelo jogo da volta da semifinal da Copa Sul-Americana, pensei que estivesse enrascado. Mesmo sem uma grande cobertura da televisão dos demais campeonatos sul-americanos, hoje temos a facilidade da internet para correr atrás de informações sobre os jogadores, história dos times com mais detalhes etc.

Acompanhando mais de perto o cenário do futebol argentino (pelo menos por uma semana), transmitindo e entrando na partida, atestei aquilo que todos que veem os torneios do nosso continente também atestam: torcidas apaixonadas, raça em campo, a tradicional "catimba" - me perdoem alguns de vocês, mas que em várias situações ela se faz necessária e importante. Enfim, tudo aquilo que muitos - inclusive eu - diziam que acabou no futebol cada vez mais business. Ver, pelo menos por um período de tempo, tudo isso acontecendo em torno de um jogo, me fez repensar meus conceitos e me encher de ânimo pra continuar cobrindo esse apaixonante esporte por muito tempo ainda.

Onde assino o canal que passa os campeonatos sul-americanos, mesmo?

Breno Monsef
Twitter: @brenozuca

(Foto: Reprodução Fox Sports)

Emoção, Informação e Opinião é só na Rádio RDG Esportes !

Share on Google Plus

About RÁDIO RDG ESPORTES

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.